Fisioterapia Respiratória (RTA)
Qual a Necessidade da Fisioterapia Respiratória?
Fisioterapia respiratória, tem o papel de recuperar e prevenir disfunções relacionadas ao processo de respiração. Com o conjunto de técnicas realizadas, essa prática ajudará a promover a máxima qualidade de vida das pessoas que sofrem com esse problema, melhorando funcionalidade do aparelho respiratório.
Por meio dessa técnica será possível melhorar a distribuição de oxigênio para o corpo todo. Dessa forma, as vias respiratórias serão desobstruídas das secreções e, com isso, a capacidade ventilatória do pulmão aumentará.
Doenças como atelectasia e pneumonia são doenças do aparelho respiratório tratáveis com a fisioterapia respiratória.
O Reequilíbrio Toracoabdominal (RTA) é um método de terapia manual que atua sobre o sistema respiratório através de uma leitura global em situações de doenças ou disfunções.
A aplicação da técnica de RTA promove:
Redução do esforço muscular respiratório.
Desbloqueio da caixa torácica.
Integração entre as atividades respiratórias e não respiratórias.
Remoção de secreções das vias aéreas superiores e inferiores.
Mudanças no estado físico frente às agressões biológicas e emocionais.
A aplicação da técnica consiste em um manuseio sofisticado que respeita e contempla a biomecânica respiratória e a expressão humana com objetivo de organizar e sincronizar a respiração no complexo toracoabdominal, em repouso e nas diferentes atividades motoras sejam elas lúdicas, laborais, esportivas ou artísticas.
O método RTA trata indivíduos em todas as fases do crescimento e desenvolvimento nos diferentes contextos de assistência à saúde, seja hospitalar, ambulatorial ou domiciliar.
Ficou interessado e gostaria de mais informações? Entre em contato com o Espaço Terapêutico Recriando clicando no botão abaixo.